Logo da Prefeitura

CUIDADOS NECESSÁRIOS COM AS CHAPAS DEFLETORAS

A EFICIÊNCIA DA MOAGEM DEPENDE DO BOM FUNCIONAMENTO DE TODAS AS PEÇAS QUE FORMAM O MOINHO

09 de Fevereiro de 2021

CUIDADOS NECESSÁRIOS COM  AS CHAPAS DEFLETORAS

As chapas defletoras têm um papel fundamental na condução de produtos até os rolos de moagem. Esta condução proporciona redução de ruído na zona de moagem, estabiliza o produto proporcionando não somente a redução de ruído como também de consumo de energia, além de aumentar a extração. As chapas defletoras, de preferência em inox espelhado (aço inox 430 é o melhor para esta categoria), devem ser instaladas com exatidão, observando que as mesmas devem se manter sempre muito limpas e ter entre 1,5 e 2 milimetros de espessura.

As chapas defletoras geralmente são três peças: chapa condutora traseira, chapa condutora dianteira e chapa direcionadora, que fica de frente com o rolo alimentador.

A primeira (chapa traseira) tem a finalidade de garantir que a pressão do pneumático não desvie a direção do produto por trás do rolo traseiro ou inferior.

A segunda (chapa dianteira) tem a responsabilidade de garantir que o produto não seja puxado pela pressão do pneumático por cima do rolo dianteiro ou superior. Esta chapa pode ser utilizada também para cobrir a superfície exposta desse rolo evitando assim acidentes de trabalho.

A terceira (chapa aparadora) segura o produto direcionando para que esta caia entre as duas chapas condutoras.

Estas chapas devem ser instaladas de maneira extremamente seguras para que não caiam entre os rolos de moagem e de forma que fiquem fáceis de manusear para limpeza sempre que possível, sem utilização de ferramentas. Isso colabora para garantir que na reinstalação não fiquem fora da área desejada.

É muito importante sinalizar com avisos e placas aos operadores a importância de não manusear as placas defletoras com os moinhos em funcionamento. Os moinhos devem estar desligados para evitar acidentes.

Para provar a eficiência dessas chapas basta que seja desviado o produto da zona de moagem para que o produto não caia exatamente no centro e verificar-se-à que o ruído da máquina sofre alterações drásticas e bastante perceptiveis. A eficiência da moagem depende da condição dos rolos alimentadores e das chapadas defletoras.

 

Por Dalny Simioni

FacebookTwitterWhatsApp
Voltar
Seta