Alguns moinhos têm como costume a substituição de rolamentos e buchas cônicas na troca de rolos. Essa sistemática não se faz necessária se os rolamentos estiverem bem ajustados e com aperto correto no torque, com boa lubrificação e vedação. Se estiverem com a instalação correta, o que facilita a desmontagem e uso das ferramentas adequadas, os rolamentos podem durar mais de 10 anos.
Para ampliar esta durabilidade, é importante observar alguns aspectos:
“Os mancais devem ser dissipadores de calor proveniente do rolo. Nunca ao contrário”
Se os mancais estiverem com a temperatura mais elevada do que os rolos, é uma informação que indica problema sério. Pode ser sintoma de excesso de graxa, desgastes ou não conformidade de instalação do rolamento no mancal.
Se o mancal estiver mais quente do que o rolo, certamente ele estará elevando a temperatura do rolo na extremidade, fazendo a dilatação do rolo aumentar significadamente. Esta dilatação não permite que o rolo moa na parte central. Os mancais devem ser dissipadores de calor proveniente do rolo. Nunca ao contrário.
Excesso de calor nos mancais provoca concentração de umidade nas partes de contato do rolamento com o mancal e o eixo, causando oxidação e desgaste dos rolos, travamentos e outros problemas.
Por Dalny Jeferson Simioni