MANUTENÇÃO SIGNIFICA MANTER, ZELAR, CONSERVAR POR MAIS TEMPO COM MENOS CUSTO.
IMAGINEM SE NÃO HOUVESSEM TECNOLOGIAS PARA EXECUTAR COM CONTROLE ALGUMAS TAREFAS QUE POSSIBILITAM, POR EXEMPLO, UMA ATIVIDADE QUE PARA ALGUNS É CORRIQUEIRA, COMO VIAJAR DE AVIÃO. COMO PODERÍAMOS CHEGAR A CONCLUSÃO DE QUE ESTA ATIVIDADE É TÃO SEGURA QUANTO SUBIR E DESCER DE UM ELEVADOR? E O ELEVADOR, O QUE O LEVOU A ESSE NÍVEL DE SEGURANÇA? A RESPOSTA PARA ISSO É TECNOLOGIA DE MANUTENÇÃO.
O nível da organização da manutenção reflete as particularidades do estágio de desenvolvimento industrial de um país. A partir do momento em que começa a ocorrer o envelhecimento dos equipamentos e instalações, surge a necessidade de uma racionalização das técnicas e dos procedimentos de manutenção. Foi nos países europeus e norte-americanos que a idéia da organização da manutenção iniciou, isso devido a maior antiguidade do seu parque industrial. Surgiu então a palavra MAINTENACE / MANUTENTION / MANUTENÇÃO.
De uma forma geral, a manutenção constitui-se na conservação de todos os equipamentos, de forma que todos estejam em ótimas condições de operação quando solicitados ou, em caso de defeitos, estes possam ser reparados no menor tempo possível e da manteira tecnicamente mais correta.
A partir de então, todas as grandes e médias empresas na Europa e América do Norte dedicaram grande esforço ao treinamento do pessoal nas técnicas de organização e gerenciamento da manutenção.
No Brasil, durante o início de seu desenvolvimento industrial, a pouca produtividade, baixa taxa de utilização anual e os altos custos de operação e de produção, refletiam, justamente, um baixo nível ou até inexistência quase total de organização e manutenção.
No entanto, com o passar dos anos e o amadurecimento industrial, fez-se sentir a pesada necessidade de reestruturação no nível e na filosofia da organização da manutenção, de modo que hoje já temos um esforço maior nesse sentido, e podemos até dizer que a manutenção ganha o seu destaque no processo produtivo, como não poderia deixar de ocorrer, em benefício próprio das empresas e indústrias.
A idéia básica por detrás do destaque conferido à manutenção, é que não bastar investir e implantar um sistema produtivo; é necessário que o tempo de utilização anual do sistema em condições de produção próximas da máxima seja o maior possível e, simultaneamente sejam otimizados a duração de vida útil e os custos.
A consecução desta otimização da produção de um sistema requer a existência de um grupo fortemente especializado na manutenção da empresa e implantado, dentro do organograma, em um nível adequado de chefia que lhe permita plenas condições de trabalho.
FORMAS DE MANUTENÇÃO
TÓPICO - MANUTENÇÃO Arquvo pdf